Um homem foi preso, em Vila Velha, nesta sexta-feira (17), acusado de produzir e distribuir moeda falsa. De acordo com a Polícia Federal, o rapaz, que foi pego em flagrante, é considerado um dos maiores distribuidores do material no Espírito Santo.
A ação faz parte da Operação Luz Negra, conduzida pela Delegacia de polícia Federal de Jales, em São Paulo, que pretende desarticular um esquema criminoso especializado na produção e distribuição de dinheiro falso em todo o País. No Estado foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, no mesmo local.
Quando chegaram na casa, os policiais encontraram e apreenderam telefones celulares, computadores, anotações, materiais que indicam a produção de cédulas falsas, várias encomendas contendo notas falsas prontas e embaladas para envio, além de um total de R$ 71.460,00 reais em moeda falsa, sendo 684 cédulas em denominação de 100 reais e 156 cédulas em denominações de 20 reais.
Agora o homem vai responder pelo crime de “moeda falsa”, que tem pena de até 12 anos de prisão. De acordo coma Polícia Federal, delitos dessa natureza são considerados de grave potencial ofensivo pela Lei, especialmente porque atentam contra a fé pública.
Agora as investigações prosseguem buscando mais provas, bem como determinar se há o envolvimento de mais pessoas.
Fonte: Tribuna on-line