A Secretaria de Estado da Saúde comunicou, nesta quarta-feira (22), que uma amostra positiva para a variante Ômicron foi detectada no Espírito Santo. O caso foi descoberto durante um treinamento do Laboratório Central (Lacen).
A amostra é de um paciente de Vitória, contaminado por meio de transmissão comunitária. A identidade do paciente não foi divulgada.
“Ele esteve no estado de São Paulo no final do mês de novembro e início de dezembro, e coletou o PCR ao chegar no Espírito Santo”, informou a Sesa, por meio de nota. O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, reforçou a necessidade de se ampliar as medidas de fiscalização onde é exigido o passaporte sanitário e pediu que os municípios ampliem as ferramentas de monitoramento e testagem.
“Estamos reforçando pela necessidade de testagem para romper a cadeia de transmissão. Estamos recomendando a suspensão das festas de ano novo, as queimas de fogos de artifício e as grandes aglomerações. Ainda existem incertezas sobre características importantes da variante Ômicron, que não são suficientes para que a gente prescinda da prudência e das medidas preventivas para este momento”, afirmou Nésio.
Fonte: Tribuna online