Dos 8 óbitos 7 foram da grande Vitória e outro de Cachoeiro do Itapemirim, todos com idade acima dos 40 anos.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou na tarde desta terça-feira, 4 de janeiro um documento explicando tudo sobre os exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), que tem indicado a predominância da Influenza A (subtipo H3N2).
A variante H3N2 já é responsável por 8 óbitos no Espírito Santo e das 17.859 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas, 840 foram confirmadas para Influenza A, com positividade de 4,7%.
O laboratório informou ainda que “das 17.859 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas neste ano, entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 01 e 52, 840 foram confirmadas para Influenza A, com uma positividade de 4,7% das amostras.”
A Sesa informou ainda que, até o momento, aguarda resultados de amostras que foram encaminhados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Até o momento há a confirmação de 55 casos, mas esse número infelizmente pode ser bem maior, a SESA continua aguardando o pleno restabelecimento do sistema de notificação do Ministério da Saúde para ter o balanço completo sobre a Influenza no estado.