A população precisa de respostas, não sabemos o porque assuntos tão sérios como, atualização de dados sobre a real situação da pandemia e agora sobre o alerta emitido pelo Estado de casos de meningite tipo C, estarem sendo simplesmente ignorados. O assunto é muito sério!
Em apenas um mês, 2022 já contabiliza 6 óbitos confirmados por meningite em nosso Estado. Uma das vítimas foi a atleta Mariana Merlo do Nascimento, de 27 anos, ciclista e ganhadora de vários torneios.
No mês passado, foi confirmada pela Secretaria de Saúde de São Roque do Canaã, no Noroeste do Estado e cidade onde ela residia, a causa de sua morte, foi lá que Mariana deu entrada, no serviço de saúde local. A jovem posteriormente foi encaminhada ao Hospital Silvio Avidos, em Colatina.
Mariana era destaque no ciclismo capixaba, ela teve um quadro que rápido demais e todos acreditavam, a princípio, se tratar de um mal súbito, inclusive foi assim que sua morte chegou a ser noticiada.
Apenas em janeiro deste ano foram registrados 15 casos e cinco mortes no Espírito Santo por meningite, entre a viral, bacteriana e fúngica.
A SESA semana passada emitiu uma nota de alerta sobre casos de meningite meningocócica do tipo C. Neste tipo, são seis casos confirmados e seis óbitos apenas em 2022.
Uma informação que já deveria estar circulando de forma intensa, afim de alertar a população a conferir se a caderneta de vacinação está em dia.
Em Marataízes no Sul do Estado, alguns casos ainda estão em investigação, são tratados momentaneamente como suspeitas, embora ao que tudo indica possivelmente e infelizmente que tenhamos sim muito em breve a confirmação dos tais.
Enquanto isso a população aguarda mais informações nos canais das prefeituras e através das secretarias municipais de saúde a respeito desse assunto e também maiores informações a respeito da quarta onda do COVID-19, que parece simplesmente estar sendo ignorado por muitos gestores.
