Uma tarde mais que emocionante em Itapemirim no litoral Sul do Estado.
A Prefeitura Municipal de Itapemirim adquiriu um dispositivo eletrônico com inovação tecnológica de inteligência artificial para pessoas com deficiência visual.
Trata-se do “OrCam MyEye”, único aparelho de visão artificial vestível, que é ativado por um gesto de apontar ou apenas por detecção automática de texto. A aquisição faz parte do Projeto “Novos Olhares – Inteligência e Visão Artificial”, que visa tornar Itapemirim uma cidade mais inclusiva.
De tecnologia Israelense, o aparelho lê, de modo instantâneo e discreto, textos impressos em qualquer plataforma, como um jornal, revista ou um tablet, por exemplo. Além disso, reconhece e nomeia rostos, cédulas e produtos e códigos de barras, tudo em tempo real. O OrCam MyEye possui o tamanho de um dedo, é leve, sem fios e de utilização intuitiva, ou seja, estabele uma compreensão direta sem a necessidade de deduções ou classificações.
O dispositivo, ainda faz detecção automática em três idiomas (português, inglês e espanhol).
Para o prefeito Dr. Thiago Peçanha Lopes, a aquisição do OrCam MyEye representa o caminho para uma Itapemirim mais inclusiva, uma marca de sua gestão, amparando e atendendo às necessidades de todos os munícipes, sem qualquer distinção.
“Trata-se de uma revolução na inclusão de nossas escolas. Estamos escrevendo o nome de Itapemirim em um grupo seleto de cidades pelo mundo que oferece essa tecnologia desenvolvida pelos cientistas israelenses”, comemorou o prefeito.
A apresentação do Projeto“Novos Olhares – Inteligência e Visão Artificial” aconteceu nesta quarta-feira (23) na Escola Narciso Araújo, as 17 horas e contou com a presença de autoridades e toda imprensa local.
Duas crianças, um menino e uma menina foram contemplados com dois aparelhos e fizeram o teste no palco do evento, mais um aparelho deve chegar nos próximos dias para ser usado por uma terceira criança da rede pública de ensino nos próximos dias.