No final de Junho desse ano encerrou o contrato de 58 Guarda Vidas DT’S.
Uma grande preocupação para todos, pois, Marataízes é uma cidade com mais de 31km de praia, além de ser uma das praias mais procuradas pelas cidades vizinhas, não só em finais de semana e feriados. Principalmente na época de férias.
Após encerrado o contrato de 58 GVS, a maioria das praias estão desguarnecidas, como mostrado no vídeo, contando com apenas três praias com posto de GV. Hoje a equipe conta com apenas 28 GVs em sua totalidade.
Os Servidores afirmam estar assumindo serviço sem uniforme, portando apenas uma camiseta, uma sunga e, quando tem, um short rasgado, sem se quer um protetor solar há mais de 6 meses.
Com barracas improvisadas, ficando expostos a condições climáticas, como frio, chuva, sol, sem se quer um local apropriado para suas necessidades fisiológicas. Sendo que o salário base, é abaixo do salário mínimo.
A carga horária também estaria fora do adequado por regimento, visto que o justo seria 12×36 e não as 40 horas semanais impostas pela administração atual, ou seja, apenas um dia de folga.
Vale ressaltar o número de resgates e prevenções realizadas de 2019 à 2022, onde a equipe realizou um grande trabalho em nosso litoral, realizando em torno de:
• Quase 300 resgates.
• PREVENÇÕES REATIVAS: 3 a 4 mil.
Nesse ano de 2022, de janeiro a junho foram:
• RESGATES: 100 a 150 resgates.
• PREVENÇÕES REATIVAS: 1.500.
Nos anos nesse período a equipe do SALVAMAR foi considerada a equipe com o melhor desempenho em todo Estado.
Os guarda-vidas de Marataízes pedem uma resposta da prefeitura, solicitando postos de trabalho digno, assunto que já foi solicitado diversas vezes, Pedem também um contrato de 1 ano e não mais de 6 meses, para não ficarem sem renovação, deixando o efetivo e nossas praias desguarnecidas, além de revisão na carga de trabalho. A reclamação da classe se estende desde o verão, em relação a material básico de trabalho como EPIs, até falta de protetor solar, foi citado.
Enquanto esse imbróglio permanece, a população de Marataízes precisa redobrar os cuidados ao irem as praias onde não tem posto GV.