Na madruga do dia 30/11/2022, as equipes da Guarda Municipal de Itapemirim-ES , em apoio na operação conjunta com a PC, PMES, GCMM e GTM/SEJUS, desencadearam cumprimentos de decisões judiciais, visando pacificar a Região da Graúna, onde grupos de traficantes estavam dominando a comunidade, impondo restrições aos direitos de ir e vir dos cidadãos e mantendo intensa traficância.
Depois de Identificados os envolvidos e seus respectivos endereços, procederam em buscas domiciliares, onde lograram êxito em apreender uma considerável quantidade de drogas (maconha, cocaína e crack) e uma quantia de dinheiro em espécie, procedente do tráfico de drogas e que estava em poder dos de um jovem de 25 anos de idade e outro homem de 39 anos, sendo que o primeiro já era investigado pelo crime de tráfico de drogas e posse de armas de fogo e munições, em sua residência foi apreendido pela Polícia Militar, no dia 04/09/2022, grande quantidade de entorpecentes e armas, sendo que na ocasião o investigado logrou fuga na abordagem. Já o segundo conduzido em flagrante, tem extensa ficha criminal, estando em prisão Domiciliar no Estado de MG, pelo crime de tráfico de entorpecentes, quando na época, em investigação realizada pela Delegacia de Piúma/ES, com apoio da PRF, foi preso naquele Estado com aproximadamente 300 kg de Maconha que trazia consigo do Paraguai, sendo ele considerado um dos maiores abastecedores de drogas de nossa Região, conhecido no meio criminoso como o vulgo “MADIMBU”.
Madimbu foi encontrado no interior de sua residência, uma casa de padrão luxuoso. Também foi encontrado diversos recibos de compras de imóveis que foram levados para averiguação.
Ao todo a operação contou com a participação de 42 Agentes de Segurança. No total 12 cumprimentos de Mandado de Busca e Apreensão domiciliar e uma tentativa de recaptura de evadido do sistema prisional. Uma mulher ainda foi autuada por desacato a Autoridade.
As investigações prosseguem em seus respectivos Inquéritos, conforme o delegado Dr. Djalma Pereira Lemos.