A partir do dia 27 de dezembro, até o dia 6 de março de 2022. De acordo com a Polícia Militar, os agentes que atuarem na Operação Verão vão realizar policiamento ostensivo, cerco tático, atendimentos emergenciais, blitze, abordagens e operações de bloqueio.
No total, 4.056 policiais vão atuar em todas as regiões capixabas, mas em cidades específicas. Na Grande Vitória, por exemplo, a operação só vai acontecer em Vitória, Serra, Vila Velha e Guarapari. Confira:
- Região Norte: Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz e Fundão;
- Região Sul: Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma e Anchieta;
- Região Noroeste: Mucuri
- Região Serrana: Iúna, Irupi, Ibitirama, Pequiá, Pedra Roxa e Santa Martha
Além da PM, a Polícia Civil também vai participar da operação com ações de apoio. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), as delegacias regionais atuarão em turno de 24 horas, com reforço de policiais em escala de serviço extra.
Já as delegacias regionais de Conceição da Barra, Piúma e Praia Grande vão funcionar durante 24 horas no Réveillon, finais de semana e carnaval. Em Jacaraípe, a Delegacia vai ter um posto de atendimento ao cidadão. Outras medidas, segundo a Sesp, são a intensificação das operações policiais especializadas, reforço nos plantões periciais e no serviço do DML.
O Corpo de Bombeiros também vai atuar na parte de salvamento aquático, com reforço de 30 bombeiros militares e mais de 800 salva-vidas civis.
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) vai reforçar a fiscalização no trânsito, com foco na Lei Seca. No total, serão repassados 200 bafômetros portáteis para a Polícia Militar auxiliar no processo. Além disso, serão realizadas campanhas e ações educativas sobre direção terrestre e aquática.
Fonte: Tribuna on-line