Com o avanço da erosão que destruiu o calçadão, a ciclovia e parte da Avenida Beira-Mar, em Piúma, no Litoral Sul do Estado, moradores e comerciantes reclamam da longa espera por melhorias. Já são mais de 10 anos de problema, enquanto os sinais de perigo e abandono só aumentam.
A enfermeira Bárbara Bravin, de 32 anos, conta que a situação se tornou um problema social, transformando a praia de forma negativa. Ela lembra que o local, hoje desagradável, era um dos mais frequentados por turistas capixabas e de fora do Estado. “Isso é um descaso. Esse lugar já gerou muita renda com turismo. Onde estão os investimentos para melhorias? Até hoje essa obra não saiu”, reclamou.
O empresário Delvano Bravin, 31, afirma que outra preocupação é com a segurança dos moradores e frequentadores do balneário. “Dirigir na beira-mar é perigoso. Estão esperando acontecer o pior? Alguém morrer?”, questionou.
No início desta semana, uma enfermeira, moradora do município, caiu com o carro em um buraco enquanto tentava estacionar em frente a uma academia na Avenida Beira-Mar. Ela não se feriu, mas o veículo sofreu danos.
O corretor de imóveis e comerciante Alessandro Domingos também reclama da situação. “Piúma é linda, muito bem posicionada geograficamente, com uma praia de águas rasas que se tornou um paraíso para as famílias capixabas. Sabemos que o Estado tem recursos financeiros. Precisamos de foco na situação e respeito”, afirmou.
Em 2019, os serviços começaram a ser realizados na orla, mas o contrato com a empresa responsável precisou ser rescindido meses depois. Com isso, apenas 90 metros de um total de 750 metros do muro de contenção foram construídos.
A prefeitura de Piúma informou, em nota, que a obra, na época, foi um convênio firmado com o governo do Estado, no valor de R$ 3,5 milhões, mas houve descumprimento do contrato. A prefeitura disse, ainda, que entregou um novo projeto para o governo, prevendo a construção da encosta, o engordamento da areia e a reurbanização da praia.
Licitação de obra deve ocorrer em abril, diz governo
Diante dos problemas enfrentados por moradores e comerciantes de Piúma, o governo do Estado promete novas obras para melhorar a região da orla.
De acordo com o governador do Estado, Renato Casagrande, a licitação para contratar os serviços deve ser lançada até o mês de abril.
“Vamos fazer a obra da praia. Temos projetos complementares sendo executados. Acho que até abril, se os projetos estiverem todos prontos, vamos para a licitação para contratar a empresa responsável pelo serviço. Será com investimentos do Estado, e terá toda infraestrutura necessária para termos outro lugar para o turismo”, afirmou o governador.
.
.
.
.
.
Fonte: Tribuna on-line